Gestão de fazendas - Dados primários

Coletar dados primários do Elo Agrícola aumenta consideravelmente a nota do RenovaBio. Mas como fazer isso de forma organizada, segura, lucrativa e escalavél? 

PL 3149/2020, o qual prevê o repasse obrigatório de Cbios para produtores rurais

Objetivo

Simular e estruturar um programa de coleta de dados primários com produtores rurais fornecedores de biomassa a fim de melhorar o fator de emissão do RenovaBio

Motivo

O elo agrícola (elo produtor, ou elo fornecedor primário de biomassa), consiste na alocação da pegada de carbono da tonelada da biomassa processada. Por padrão, quanto maior for essa pegada de carbono, menor será o  NEEA.

As fórmulas matemáticas ocultas da RenovaCalc atuam de forma severa na nota do elo agrícola. Caso a indústria utilize dados padrão (que consiste somente no CAR, CPF/CNPJ, produtividade e umidade) há uma penalização de 40% no NEEA do elo agrícola.

Para evitar essa penalização, a alternativa é o uso de dados primários, os quais vão além das informações de dados padrão e que tem muita sinergia com a gestão dos produtores rurais.

Uma das melhores estratégias para aumento da nota do RenovaBio é a utilização dos dados primários. Porém deve se ter cautela em principalmente 4 pontos:

– Quais dados realmente são necessários coletar com o produtor rural

– Quais protocolos devem ser executados

– Como organizar essa iniciativa para tempos de auditoria

– Como articular junto com o produtor rural para fornecer esses dados. Nesse caso é fundamental ter um cálculo que identifique o retorno financeiro por Tonelada de biomassa entregue com dados primários.

Além disso, vem se discutindo com muita ênfase o PL 3149/2020, o qual prevê o repasse obrigatório de Cbios para produtores rurais. Como se antecipar a essa legislação?

Coleta de dados primários é uma estratégia muito utilizada no RenovaBio de muitas indústrias da cadeia da cana-de-açucar e pode ser utilizada na cadeia do milho, soja e outras culturas. Sua indústria também pode fazer 

© 2025 BioExecut. Todos os direitos reservados.