top of page
  • Foto do escritorBioExecut

Preço do CBIO: 5 fatores que impactam

Atualizado: 25 de mai.

O mercado regulado brasileiro de carbono de biocombustível, conhecido como RenovaBio, é uma iniciativa brasileira que visa incentivar a produção e o uso de biocombustíveis de baixa emissão de carbono. O RenovaBio estabelece metas de redução de emissões de gases de efeito estufa para o setor de combustíveis fósseis, criando um mercado de créditos de descarbonização (CBIOs). 

Os CBIOs são pepeis negociados no balcão da B3, os quais representam a redução de emissões de carbono obtida pela produção e uso de biocombustíveis. Produtores de biocombustíveis podem gerar esses créditos quando produzem biocombustíveis mais sustentáveis do ponto de vista ambiental. Esses créditos são comercializados às distribuidoras de combustíveis que são obrigadas por lei a cumprir suas metas de descarbonização, criando um sistema de incentivo econômico para a produção e consumo de biocombustíveis renováveis.


Mercado dinâmico


O mercado de carbono do CBIOs é um ambiente dinâmico impulsionado por uma diversidade de fatores que o influenciam, alguns conhecidos e outros ainda não totalmente compreendidos. Esses elementos exercem uma influência significativa sobre a precificação dos créditos de carbono, resultando em flutuações e oportunidades no mercado. 

Apesar da complexidade e da presença de variáveis imprevisíveis, o mercado de CBIOs opera de forma organizada, regido por regras claras e estruturas bem definidas. Essa organização oferece uma base sólida para os participantes, permitindo-lhes conduzir suas atividades em um ambiente regulado e previsível, mesmo diante das incertezas características do mercado de carbono.


5 fatores que impactam o preço do CBIO:


  1. Oferta e demanda de CBIOS: A oferta e demanda de CBIOs são determinantes cruciais para sua precificação. Se a oferta de créditos excede a demanda, os preços tendem a cair, enquanto uma demanda forte em relação à oferta pode impulsionar os preços para cima. Esse fator precisa ser analisado em conjunto com as metas de compensações e com o potencial de geração de CBIOs das indústrias de biocombustíveis.

  2. Metas impostas de compensação: As metas de compensação estabelecidas pela ANP influenciam a demanda por CBIOs. Se as metas são altas, a demanda por créditos aumenta, pressionando os preços para cima. Por outro lado, metas mais baixas podem resultar em uma demanda menor e, consequentemente, em preços mais baixos. Da mesma forma, este fator precisa ser analisado em conjunto com a oferta de CBIOs. 

  3. Decisões políticas: Decisões relacionadas a políticas energéticas e ambientais podem afetar diretamente a precificação do CBIOs. Mudanças nas regulamentações, incentivos fiscais ou subsídios governamentais podem impactar tanto a oferta quanto a demanda por créditos de carbono, bem como nas metas e data de cumprimento das metas, influenciando assim os preços.

  4. Data de cumprimento da meta pelas distribuidoras: A data limite para as distribuidoras de combustíveis cumprirem suas metas de descarbonização também influencia a precificação do CBIOs. 

  5. Mercado do açúcar: O mercado de açúcar está interligado ao mercado de biocombustíveis, pois a produção de etanol muitas vezes compete com a produção de açúcar nas usinas brasileiras. Mudanças nos preços internacionais e na demanda por açúcar podem influenciar a produção de etanol, afetando indiretamente a oferta de CBIOs, principalmente pelo fato de que mais de 75% da geração de CBIOs é feita por indústrias do complexo cana-de-açúcar. Abaixo segue um gráfico mostrando um histórico do preço do CBIO, onde o valor máximo de venda ocorreu em entre junho e julho de 2022.

Preço do CBIO e histórico de negociações BioExecut
Preço do CBIO e histórico de negociações

Mas não é somente o preço do CBIO que importa...


Aumentar a receita de CBIOs é uma meta alcançável, mas depende da sincronização de três elementos críticos:


I) O aumento do fator de emissão (nota de eficiência da indústria) II) Após a certificação aprovada, ter um processo interno organizado e eficiente para gerar CBIOs de todos os litros de biocombustível vendido.

III) Uma compreesão profunda do mercado de CBIOs. Esses elementos devem ser abordados em conjunto para otimizar os resultados. Portanto, é evidente que tanto a geração quanto a comercialização de CBIOs são partes igualmente importantes do processo.

O sucesso na maximização da receita financeira não depende apenas da eficiência na geração de CBIOs por meio do aumento do fator de emissão da indústria, mas também do profissionalismo do processo de geração de CBIOs e na habilidade em posicionar e negociar esses créditos de forma inteligente e estratégica no mercado de CBIOs.

Por fim, indicamos que a indústria interessada ou já ingressante no RenovaBio revise constantemente suas projeções de lucro com CBIOs.




Além de atuar como consultoria para a certificação RenovaBio, a BioExecut estrutura o processo de geração e venda de CBIOs junto à mesa comercial da indústria e produz regularmente relatórios detalhados sobre o mercado de CBIOs, fornecendo valiosas informações que auxiliam na formulação de estratégias de vendas. Esses relatórios incluem uma análise abrangente das tendências, da oferta e da demanda, das políticas regulatórias e de outros elementos que afetam os preços dos CBIOs.






Preço do CBIO
BioExecut - Especialistas em RenovaBio

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page