top of page
  • Foto do escritorBioExecut

6 dicas para os dados agrícolas na RenovaCalc

Um dos principais fatores impulsionadores da geração de Créditos de Descarbonização (CBIOs) reside na obtenção dos dados do elo da produção ou também chamado de elo agrícola. Isso siginfica que se a inústria produtora de biocombústível compra a materia prima (sona, milho, cana) direto do produtor rural (sem intermediários), ela pode inserir essa informação no RenovaBio e adquirir mais CBIOs com isso. Para que isso ocorra de forma correta, alguns princípios de rastreabilidade devem ser seguidos, como por exemplo as comprovações dessa compra (cadastro do produtor no sistema ifnormatizado e nota fiscal de compra) e também comprovação fundiária do produtor rural (CAR - Cadastro Ambiental Rural).


Já quando a indústria compra essas materias primas via um intermediário (cooperativas, tradings, ceralistas, etc) o procedimento para inserção no RenovaBio é diferente do exposto nessa artigo. Para mais informações sobre o intermediário, recomendamos o estudo da Cadeia de Custódia no RenovaBio.


A precisão e abrangência dos dados agrícolas na RenovaCalc são essenciais para o cálculo correto e eficiente do Fator de Emissão. Para facilitar esse processo, a RenovaCalc oferece duas formas de preenchimento. A primeira é por meio do perfil padrão/dados padrão e a segunda opção é preencher o RenovaCalc com o perfil específico ou também chamada de “dados primários”.


 Os dados primários têm potencial de aumentar em até 40% o NEEA (Nota de Eficiência Energético Ambiental) e consequentemente gerar mais CBIOs por litro de biocombustível vendido. 


Este aumento de 40% se concretiza quando todos os fornecedores de biomassa realizam a transição de um perfil para outro, que na prática consiste em fornecer para a indústria, de forma detalhada os dados e evidencias de uso dos insumos utilizados em sua produção à campo. Na sequência, é possível visualizar a geração de CBIOs e o lucro gerado a partir da transição do Perfil Padrão para Específico (ou melhor dizendo, a transição de dados padrão para dados primários).


É importante levar em consideração algumas dicas no preenchimento dos dados específicos e padrão. Para o preenchimento do perfil específico deve-se utilizar a aba “DADOS_AGRICOLAS_PRIMARIOS_SOJA”, no caso da produção de biodiesel de soja. Já para o perfil padrão deve-se utilizar a aba “DADOS_AGRICOLAS_PADRAO_SOJA”. Para baixar as RenovaCalc, clique aqui



RenovaCalc com dados primários
RenovaCalc com dados primários

RenovaCalc com dados Padrão
RenovaCalc com dados Padrão

Reconhecemos a dificuldade envolvida na transição de todos os fornecedores do Perfil Padrão para o Perfil Específico (dados primários). No entanto, é importante que essa transição aconteça, mesmo que de forma gradual, porém planejada, envolvendo inicialmente os fornecedores mais pontuais que entregam as maiores quantias da biomassa. Ressaltamos a importância disso devido ao maior retorno finaneceiro para a indústria e a possibilidade de monetização para o produtor rural.


6 Dicas de preenchimento


  1. Cada linha corresponde a um produtor de biomassa, identificado pelo seu CNPJ/CPF acrescido do ano entre parênteses. Devem ser preenchidas informações consolidadas de todos os imóveis rurais (CAR) deste produtor nesse ano, ou seja, você deve somar todas as áreas dos CARs do produtor no ano e inserir na coluna “Área Total”.

  2. A formatação a ser imputada na coluna CNPJ/CPF deverá ser a seguinte: para CPF 000.000.000-00 e para CNPJ 00.000.000/0000-00 e somente imputar um CNPJ/CPF por linha. Sim, você deve inserir os caracteres, como ponto, traço e barra. 

  3. Apenas devem ser preenchidas informações referentes a produtores de biomassa que atendam aos critérios de elegibilidade, devendo ser preenchidas informações agrupadas referentes a todos os imóveis rurais de determinado produtor de biomassa. Ou seja, mesmo que o produtor tenha um CAR inelegível, a área desse CAR deve ser somada.

  4. Os dados referentes às áreas de arrendamento, de parceria e efetivamente próprias poderão ser considerados como área própria e declarados em um mesmo CNPJ/CPF no ano, ou seja, também deve entrar no cálculo da área total do produtor rural naquele ano

  5. O usuário deve sempre preencher os dados com até duas casas decimais, para evitar problemas de arredondamento e em toda a RenovaCalc, nenhuma célula deve ultrapassar 500 caracteres.

  6. Nenhum CAR pode estar repetido na aba “INFORMACOES_ELEGIBILIDADE” 



Temos mais 5 dicas ocultas de preenchimento do elo agrícola da RenovaCalc. Solicite elas pra gente!


É importante ressaltar que o correto preenchimento dos dados é fundamental para garantir uma auditoria sinérgica e eficiente. A precisão e integridade das informações inseridas são essenciais para assegurar a confiabilidade e validade dos processos de auditoria da firma insperto e da ANP.


A BioExecut oferece o serviço de preenchimento e coleta de dados para o RenovaCalc, buscando o equilíbrio entre conformidade com a legislação e maximização da geração de CBIOs.  Simplificamos o processo de inserção de informações, via inteligencia e engenharia de dados, permitindo que os usuários preencham o RenovaCalc de maneira eficaz e precisa para não gerar atrasos e inconformidades na auditoria. Em outro artigo, iremos compartilhar dicas de preenchimento da RenovaCalc focados em dados primários.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page