top of page
Análise elegibilidade renovabio

Análise de Elegibilidade e
Gestão de CARs

Equívocos que a maioria das indústrias cometem quando o assunto é CAR:

a) Análise de supressão vegetal mal feita ou não realizada

b) Não saber quais CARs priorizar

c) Não ter processos para coleta de CARs

Objetivo

Realizamos todas as análises de elegibilidade das áreas rurais utilizadas no RenovaBio, priorizando as áreas que mais contribuem para o Volume Elegível e entregando um relatório para cada CAR.

Motivo

Se sua indústria opera ou deseja operar o RenovaBio usando CARs você está adotando uma estratégia certa, pois o Volume Elegível é um fator multiplicador de Cbios, como por exemplo o Cenário 3 na tabela abaixo.

Simulação retorno financeiros CBIOs

Comaprando o Volume Elegivel do Cenário Base com o Cenário 3, teve aumento de 16% do volume elegivel (de 25% para 41%), ou seja, teve quase o dobro de lucro líqduido no ano (de 4,3 mi para 7,06 mi)

 

Utilizar CARs no RenovaBio é um trabalho árduo e complicado, pois além de coletar CARs com os fornecedores da biomassa, esses CARs não podem ter sofrido desmatamento a partir de novembro de 2017. Para cada CAR coletado, deve ser feita uma análise de desmatamento zero por um geoanalista com experiência. O relatório da análise de cada CAR deve ser guardado para servir como evidência para a auditoria da firma inspetora. Além disso, existe uma complexidade de dados, onde um CAR pode pertencer a mais de um Agricultor e cada CAR tem seu teto de elegibilidade.

Se na auditoria um CAR for identificado com irregularidades (não estar ativo no sicar, ter sido criado depois do período de produção do Biocombustível, ou tiver desmatamento) a indústria tem uma segunda chance. Se na segunda chance for identificado outro CAR irregular, todos os CARs utilizados na RenovaCalc são considerados como inelegíveis, prejudicando de forma severa a nota do RenovaBio.

A maioria das indústrias comete esses equívocos:

  1. Fazer uma análise de supressão vegetal automática usando portais públicos de desmatamento – que não é uma análise de supressão vegetal zero

  2. Não ter uma análise de prioridade de quem coletar CARs e quais CARs devem receber maior atenção – nem sempre o maior CAR é o CAR que mais gera Volume Elegível

  3. Não organiza o processo de coelta de CARs em um banco de dados estruturado

Quais são os entregavéis desse serviço?

1 - Laudo elegibilidade de cada CAR

2 - Demonstrativo do SICAR de cada CAR
3 - Lista de CARs que mais geraram Volume Elegivel
4 - Lista de produtores rurais para coletar o CAR (em ordem de prioridade e com análise de retorno financeiro)
5 - Arquivo em excel ajustado para ser inserido diretamente na RenovaCalc (aba de elegibilidade e aba de dados padrão)
5- Parecer técnico profissional de análise de desmatamento (caso necessário em auditoria).

bottom of page